REDE ELÉTRICA

Selecionar alvos para inspeção é uma tarefa particularmente desafiante, uma vez que as informações necessárias para definição de perfis de fraudadores, irregularidades ou falhas no medidor de energia encontram-se dispersas em diversos meios digitais como os bancos de dados das concessionárias e na forma de conhecimento experimental ou tácito de posse de especialistas humanos. Essas informações circulam geralmente de forma descontrolada, imprevisível, rápida e em grandes volumes.

Com o sistema computacional TARGET Fraud a Proativa consegue modelar estatisticamente perfis de consumidores com suspeita de irregularidades no consumo de energia elétrica e selecionar para inspeção os melhores alvos que maximizam o ROI (Return On Investiment) das áreas de gestão e combate às perdas das concessionárias.

A partir de técnicas de Inteligência Artificial e análises sofisticadas em históricos de consumo, inspeções executadas no passado e até mesmo atendimentos realizados no call center, é possível definir padrões de consumidores que indicam uma elevada probabilidade de estarem fazendo uso irregular da energia elétrica.