Notícias

Otimização multiobjetivo aplicada a gestão de ativos

Em fevereiro Breno, CTO da Proativa, palestrou sobre otimização multiobjetivo aplicada a gestão de ativos. O tema apresentado, especialidade de Breno, compreende um case em que produto TARGET Asset Management da Proativa foi aplicado na CEMIG-D a convite da ORTENG e trabalhado em parceria com o LSI do CEFET-MG.

No case, a inteligência da Proativa mapeou a rede de distribuição da consessionária de energia em Belo Horizonte alimentada pela subestação Santa Efigênia. A aplicação da tecnologia permitiu que a inteligência computacional determinasse qual a melhor estratégia de manutenção a ser adotada avaliando equipamentos da rede elétrica (transformadores, cabos e trafos) e o orçamento disponível para manutenção.

redeMT      IC

Rede de média tensão e índice de confiabilidade

 

O refinamento do case contou com a molegem de novas variáveis. O Professor Dr. Henrique Borges e sua equipe do LSI, criaram o índice de confiabilidade (IC), que permite compreender o comportamento dos ativos da rede quanto a sua capacidade de torná-la mais ou menos estável. Assim, de acordo com o este IC a inteligência da Proativa consegue indicar qual a melhor estratégia de manutenção. Assim, o gestor de manutenções poderá decidir com base em dados, data driven decisions, quando optar por uma troca no sistema.

O case iniciado em 2012 fez parte do P&D D519 da CEMIG-D (Sistema Especialista de Gestão de Ativos e Manutenção Preditiva de Subestações) e foi a segunda atuação da Proativa com a CEMIG-D, que em voz do gerente Jailson Augusto Oliveira do Nascimento afirma ter sido uma excelente oportunidade de trabalho.

Sou muito grato pela oportunidade que tive de trabalhar com a  Proativa. Equipe composta por pessoas competentes, inteligentes, disciplinadas, empenhadas. Pessoas que realmente se envolvem com a causa e procuram uma solução adequada ao problema. Espero sinceramente ter outras oportunidades para trabalharmos juntos.

Jailson Augusto Oliveira do Nascimento

Você pode ver o vídeo da palestra de Breno na íntegra, é só clicar aqui!