Notícias

Maratona para Startups

Participamos nos dias 03 e 04 de novembro como expositores juntamente com o Techmall no CASE 2014, evento organizado pela ABStartups. O evento contou com nomes renomados do empreendedorismo, apresentando casos de sucesso entre as Startups, a visão das grandes empresas sobre empreendedorismo, os fundos de investimento e os depoimentos de fracasso e sucesso. O CASE também contou com painéis e keynotes, dos quais destacaria o Painel - Inovação Corporativa, no qual os empreendedores Marcelo Toledo, Marco Stefanini e Cyro Diehl contam sobre sua trajetória no empreendedorismo, discutem sobre a relevância das startups entre outros assuntos. Dentre as falas, Cyro Diehl destaca a importância das startups no processo de inovação “Quem é o responsável pelas inovações são as Startups”.

Ainda no mês de novembro, no dia 14, foi a vez do programa SEED reunir 60 startups para a segunda edição do DemoDay Minas no qual foram apresentados os resultados do programa de aceleração, que traz startups nacionais e internacionais para fomentar o ecossistema empreendedor mineiro. O network proporcionado durante o Demo Day foi excelente, com identificações distintas entre participantes – por área de interesse, empreendedores, investidores e aceleradoras, quem soube aproveitar as chances de conhecer mais startups e fazer novas conexões saiu satisfeito do evento. Além disto, a programação do palco do Teatro Cine Brasil foi um verdadeiro espetáculo. O SEED selecionou palestrantes com rigor e trouxe temas inspiradores para a platéia e houve até o lançamento de produtos pelas startups, tal qual fez a Netbee que apresentou para os motoristas e donos de carros um sistema veicular embarcado associado a um app que monitora o veículo e dá ao usuário controle sobre o mesmo.

Em um formato de competição, um tanto quanto diferente do CASE e do Demo Day, o Inovativa Brasil é um programa de capacitação online, mentoria e conexão de négocios inovadores com três fases de qualificações e, em 2014, ocorreu de junho a novembro. Em sua etapa final, momento mais esperado pelas startups, foi realizado um treinamento intensivo de dois dias. Durante a preparação, a Proativa contou com os aconselhamentos dos mentores Luiza Vincioni, empreendedora com grande experiência em reestruturações empresariais e liderança, e Rodrigo de Oliveira, sócio-fundador da tão conhecida UOL Diveo. A sinergia com os mentores foi muito boa e, foi possível refinar as apresentações e refletir muito sobre plano de negócios. O gran finale aconteceu mesmo na conferência anual da Anjos do Brasil. O Inovativa elaborou uma competição na qual cada startup foi avaliada por uma banca. Considerando  critérios de: perfil empreendedor, potencial de mercado, força da tecnologia, lógica da apresentação e força da equipe,  cada jurado deveria distribuir uma quantia fictícia de 1 milhão de reais em investimentos entre as startups. O resultado veio e ficamos surpresos, colocados em 2º lugar entre as mais de 700 empresas de todo o Brasil. Enfim, foi uma colocação de 6 meses de análise do negócio, da tecnologia, rodadas de mentoria e bancas julgadoras em BH e em SP, o qual teve como premiação o convite do SENAI para participação de rodadas de networking no GrandPrix SENAI de Inovação, que ocorreu juntamente com a Open Innovation Week.

Proativa ganha segundo lugar no Inovativa Brasil 2014 e  é a única a levar no palco dos campeões uma mulher. Fernanda prticipou da disputa de pitch e conseguiu levar até mesmo investimento total de um dos membros da banca.

Proativa 2ª posição no Inovativa Brasil 2014 – a única start a levar uma mulher no palco dos campeões. Veja mais

O OIW reuniu no WTC em São Paulo diversos eventos em empreendedorismo, com diferentes formatos. A Proativa participou do movimento 100 Open Startups e também ajudou com mentoria outras startups no sprint final do Desafio Brasil. A convite do SENAI e com a organização do MDIC participamos de uma rodada de networking com grandes empresas tais quais Intel, TOTVS, Multiplus e tivemos a oportunidade de conhecer os diretores dos núcleos especializados do SEBRAE.

E que venham as competições de 2015!